Libras em Primeiro é uma startup educacional fundada em 2022, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, com o propósito de transformar a educação bilíngue para crianças surdas no Brasil. Nosso foco é claro: desenvolver materiais didáticos inovadores para garantir que a Libras seja aprendida como primeira língua na infância.
Pesquisas mostram que o uso da língua de sinais desde cedo fortalece o desenvolvimento cognitivo e escolar das crianças surdas.
Porém, muitas escolas ainda enfrentam desafios na formação de professores e na falta de recursos adequados. É aqui que atuamos:
Criamos livros híbridos em Libras e instrumentos de avaliação para serem utilizados na escola e em casa, por professores, famílias e, sobretudo, pelas próprias crianças surdas.
Nosso conteúdo e serviços são voltados para alunos do jardim de infância e dos primeiros anos do ensino fundamental, também com aplicabilidade entre estudantes dos anos finais.
Nosso diferencial está na colaboração: o material é desenvolvido por uma equipe de pesquisadores surdos e ouvintes, junto a professores de escolas públicas do RS, e com feedback direto de alunos surdos — valorizando a experiência e a vivência de quem está na sala de aula.
Com Libras em Primeiro, promovemos a aprendizagem crítica, fornecendo conteúdo visual inovador que leva em consideração a modalidade e estrutura da Libras e pesquisas internacionais atuais sobre a leitura por crianças surdas.
Nossa proposta é um novo paradigma educacional com potencial de inspirar outras disciplinas do currículo escolar.
Com Libras em primeiro lugar, asseguramos uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida das pessoas surdas.